Araquém Alcântara

Post escrito originalmente em 01 de abril de 2011.


Olá a todos! 🙂 Como vão?

Hoje vou falar de um fotógrafo famoso! Araquém Alcântara. Atualmente, ele atua em São Paulo, nascido em Florianópolis, Estado de Santa Catarina, é um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil e um dos mais importantes fotógrafos da atualidade. Tem como objetivo ligar a arte com a informação através da fotografia.

Araquém Alcântara
Araquém Alcântara – Foto retirada deste site.

Nascido em 1951, é jornalista e professor. Em 1970, ingressou na Faculdade de Jornalismo da Universidade de Santos. Durante a graduação, trabalhou como repórter dos jornais “O Estado de São Paulo” e “Jornal da Tarde”, e iniciou-se na fotografia.

Realizou sua primeira matéria de cunho ambientalista em 1979, a documentação do Parque da Juréia, em Iguape, São Paulo. A partir daí, fez expedições fotográficas à Mata Atlântica.

Trabalhou também nos jornais “Cidade de Santos”, “O Globo”, “Tribuna de Santos” e na revista “Isto É”, entre 1972 e 1982, além de desenvolver projetos pessoais relacionados às questões ecológicas e sociais.

Na década de 80, participou de protestos contra a instalação de usinas nucleares na praia de Grajaúna, São Paulo. E a partir de 1985, tornou-se freelancer, além de colaborar em periódicos nacionais e internacionais.

Entre 1988 e 1998, dedicou-se à documentação da fauna e da flora dos trinta e seis parques ecológicos brasileiros, o que dá origem ao livro “Terra Brasil”, de 1998, pela editora “Melhoramento“, com mais de cem mil exemplares vendidos, sendo o livro de fotografia mais vendido no Brasil.

Até 2016:

  • 44 livros;
  • 18 livros em coautoria;
  • 3 prêmios internacionais e 32 nacionais;
  • 56 exposições individuais e 25 coletivas;
  • Inúmeros ensaios e reportagens para jornais e revistas do Brasil e do exterior.

Segundo o próprio Araquém, sua inspiração veio da admiração de grandes fotógrafos como Ansel Adams, Cartier-Bresson, Walter Firmo e Pierre Verger, além de cineastas como Akira Kurosawa, Orson Welles, Glauber Rocha e Nelson Pereira dos Santos, e também das narrativas de João Guimarães Rosa, Euclides da Cunha, Machado de Assis, João Cabral de Melo Neto e Ariano Suassuna, apesar de ter optado pelas imagens ao invés dos textos.

Bibliografia:

As informações sobre este incrível fotógrafo consegui no Wikipédia, na Enciclopédia Itaú Cultural e na ABI – Associação Brasileira de Imprensa.

Fotos:

Algumas das incríveis fotos de Araquém Alcântara:

Araquém Alcântara - Foto 1Comentário pessoal: Incrível captura, percebe-se nesta foto tonalidades, mostrando o contraste de cores do tema da foto com o fundo. É muito difícil esperar a ave “posar” para fotografar, exigindo muita paciência e sorte do fotógrafo, para estar no lugar certo e na ave certa.

Araquém Alcântara - Foto 2

Comentário pessoal: Esta foto também trabalha com tonalidades, mostrando diversas variantes do verde na natureza. Além disso, observa-se também a regra dos terços e a perspectiva. Não há muito o que comentar, só há o que admirar! A iluminação e o reflexo na água estão lindos.

Araquém Alcântara - Foto 3

Comentário pessoal: Nesta foto, o amarelo do pássaro é a primeira coisa que me chama atenção, até mais do que o próprio pássaro. A regra dos terços destaca o animal, com um dos pontos de ouro na cabeça, próximo ao bico. Lindíssima imagem.

Araquém Alcântara - Foto 4

Comentário pessoal: Nesta imagem, observa-se a textura das pedras, mostra também a perspectiva do local e destaca a tonalidade azul da água. A iluminação é interessante, escurecendo à medida que se aprofunda na caverna (parece óbvio, mas na fotografia, a iluminação é tudo!), e o reflexo na água dá um charme a mais na foto.

Araquém Alcântara - Foto 5

Comentário pessoal: A árvore nesta foto está centralizada, mostrando simetria, ao invés da regra dos terços. A tonalidade do pôr do sol destaca mais a silhueta da árvore. Outro detalhe, que me chama atenção é o reflexo do objeto principal na água.

Araquém Alcântara - Foto 6

Comentário pessoal: Achei interessantíssimo as formas observadas nessa foto, ao meu ver, o desenho formado é o tema da imagem, mais até do que a própria paisagem.

Essas fotos foram tiradas dos sites: VEJA On Line, swisscam BRASIL, Casa da Cultura e na revista Multi Clique.

Por hoje é só!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s