Ódio & como curá-lo

Post escrito originalmente em 06 de junho de 2011.


Olá a todos! 🙂 Como vão?

O assunto de hoje é um sentimento negativo, conhecido como o oposto do amor. Não só tentarei defini-lo, mas também transcreverei sobre o que penso sobre ele e, como podemos eliminá-lo. O seu nome é: ódio.

Ódio, o amor adoecido
Ódio, o amor adoecido. – Imagem retirada deste site.

Ódio é um sentimento que vem à tona quando há um desgosto muito grande para com alguma pessoa ou coisa, ultrapassando o nível de “não gostar” e de “raiva“. Assim como o amor, é de difícil definição.

Eu discordo, quando dizem que ele é o oposto do amor. Para mim, ódio é um tipo de amor também. Ele apenas se envenenou, adoeceu e está morrendo. Em outras palavras, podemos dizer que é o “amor de menos“, ou a ausência deste.

Boa parte das coisas que as pessoas realmente odeiam, em algum momento no passado, foi algo que elas gostavam, algo que elas amavam que, por alguma razão, corrompeu-se e tornou-se ódio. Pode ser por conta de uma decepção muito grande, ou por alguma ação que tenha machucado; enfim, algo forte o suficiente para traumatizar o cerne da emoção, a ponto de rejeitá-lo(a).

No entanto, digo que continua sendo um amor. Afinal, se há esse sentimento no coração, significa que, mentalmente, está dando importância para o(a) odiado(a). Esta atenção, apesar de ser de teor negativo (como disse acima, o “amor de menos”), implica que este(a) ainda está presente em nossa alma. No fundo, bem lá no fundão mesmo, gostaria que tudo estivesse bem, e deseja uma reconciliação, pois há amor. Muitas vezes, o que não permite que isso aconteça, é o orgulho, ou a cegueira (ou seja, não quer admitir e engana a si próprio, dizendo que não quer se reconciliar).

Alguns podem argumentar que, de forma alguma, existe amor no ódio, já que nem se importam mais com ele(a). Todavia, se realmente for assim, então não há ódio! Ao invés disso, há indiferença e/ou descaso. Em outras palavras, tanto faz! Vou dar um exemplo pessoal, o futebol. Eu não curto, sou totalmente indiferente, mas não posso dizer que eu odeio este esporte, certo? Apenas não tenho interesse. O mesmo vale para uma pessoa com quem não se importa mais, não há amor nem ódio, por isso, não diga que a odeia.

O ódio prejudica a pessoa alvo, já que manda-se muita energia negativa, com pensamentos e palavras ruins. Sem contar quando não se espalha para terceiros o que se pensa, podendo ferir a toa a imagem da mesma. Porém, o maior prejudicado não é esta, e sim a própria pessoa que sente e cultiva esse ódio! Pois, pela lei da atração, tudo o que combina com estes sentimentos serão atraídos para a vida dela. Sejam pessoas odiosas, ou acontecimentos desastrosos (como acidentes ou doenças).

Reparem: quem cultiva ódio profundo, vive nervoso e/ou atacando os outros com pensamentos e/ou palavras, costuma ter doenças gástricas!

Uma historinha que ilustra bem isso é “O Carvão“, do Padre Reginaldo Manzotti.

O ideal, para se salvar deste é cultivar o amor saudável, o amor verdadeiro, o amor ao próximo e aprender perdoar verdadeiramente essa pessoa odiada. Mas como podemos perdoar? Parece uma tarefa árdua, não? Minhas recomendações são:

1. Lembre de bons momentos com a pessoa em questão. Coisas boas e/ou boas ações que ela lhe fez. E, a medida que for lembrando, liste-as um uma folha (pegue um caderninho só para isso!). E, em frente de cada item da lista escreva quantas vezes der: “muito obrigado por isso!“. Em outras palavras, busque por razões concretas para agradecer. E repita isso pelo tempo que for necessário. – Esqueça tudo de ruim que esta possa ter feito. Foque no bem.

2. Em uma outra folha, comece a listar as qualidades desta. Não diga que não tem nenhuma, pois todas as pessoas possuem inúmeras virtudes. – Mas uma vez, esqueça tudo o que é ruim.

3. Na SEICHO-NO-IE, filosofia da qual sou simpatizante, existe uma oração para perdoar. Leia várias vezes (pelo menos umas três vezes) logo ao acordar, e antes de dormir. Mesmo que inicialmente seja da boca para fora, persista! A oração é esta:

Oração para perdoar

Eu o(a) perdoei e você me perdoou
eu e você somo um só perante Deus.
Eu o(a) amo e você me ama também;
eu e você somos um só perante Deus.
Eu lhe agradeço e você me agradece.
Obrigado, obrigado, obrigado…
Não existe mais nenhum ressentimento entre nós.
Oro sinceramente pela sua felicidade.
Seja cada vez mais feliz…
* * *
Deus o(a) perdoa,
portanto eu também o(a) perdoo.
* * *
Já perdoei a todas as pessoas
e acolho a todas elas com o Amor de Deus.
Da mesma forma, Deus me perdoa os erros
e me acolhe com Seu imenso amor.
* * *
O Amor, a Paz e a Harmonia de Deus
envolvem a mim e o(a) outro(a). [Aqui, pode-se dizer o nome da pessoa no lugar de “outro(a)”]
Eu o(a) amo e ele(a) me ama.
Eu o(a) compreendo e ele(a) me compreende.
Entre nós não há mal-entendido algum.
Quem ama não odeia,
não vê defeito, não guarda rancor.
Amar é compreender o outro e não
exigir o impossível.
* * *
Deus o(a) perdoa.
Portanto, também o(a) perdoo.
Através da divindade da Seicho-No-Ie,
perdoo e envio-lhe ondas de amor.

Eu amo você.

Obrigado, Obrigado, Obrigado

Se enviar palavras de amor para o próximo, pela mesma lei da atração, coisas boas surgirão no caminhar de sua vida. Esta é a essência desta oração, fazendo o bom uso da mesma. Se repetir essas palavras todos os dias, verá que pouco a pouco, esse sentimento negativo desaparecerá de sua mente e de seu coração.

Perdoar é um dom que todos conseguem manifestar, embora poucos se esforcem, ou tem facilidade para isso. Mas todos são capazes de fazê-lo, se assim o quiserem! Afinal, o amor existe na essência de todas as pessoas.

Uma última coisa que é bom lembrar, voltando para a mesma lei já mencionada:

“Somente quem perdoa será perdoado.”

Todos cometemos erros e, quando isso ocorre, desejamos ser perdoados. Por isso, não podemos ter um caráter estreito. Cultivemos boas qualidades.

Quem odeia, não pode ser verdadeiramente feliz, pois quem realmente o é, simplesmente ama o próximo, ama a vida e ama a si mesmo!

Por hoje, encerro por aqui! Bom final de semana a todos! 🙂

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!

Deixe um comentário

