Amizade Verdadeira

Post escrito originalmente em 19 de maio de 2011.


Olá pessoas! 🙂 Como vão?

Hoje vou falar sobre um sentimento maravilhoso, na verdade é uma variante do amor, o nome deste sentimento é amizade!

Amizade Verdadeira
Amizade Verdadeira – Foto retirada deste site.

Andei reparando que a maioria das amizades feitas atualmente são baseadas em interesses, sejam afetivos (segundas intenções), sejam de negócios, sejam por dinheiro, ou emprego, até um favor, ou companhia para fazer algo.

Amizade Falsa
Imagem retirada deste blog.

Realmente, os amigos devem fazer quase tudo o que citei acima, porém, as “amizades” de hoje, só existem para estes fins! Não é mais o interesse pela pessoa como ser humano, como amiga, como companheira que vale.

Para mim, amizade é o mesmo que doar-se. É entender e compreender um ao outro; é dialogar; é desabafar e ouvir; é chorar e se divertir; é aprender e ensinar; é um sentimento mútuo. Porém, o que venho reparando é que as pessoas só querem saber de falar sobre seus problemas, mal escutam os dos outros. Isso se chama egoísmo! Em outras palavras, desejam receber, mas sem precisar se doar.

A “amizade” mencionada acima dura enquanto está tudo bem. Qualquer atitude de desagrado já é motivo bom o suficiente para se “descartar” o “amigo”. Sendo assim, na realidade, nunca houve amizade, apenas interesse.

Como é maravilhoso ter uma amizade verdadeira! Aquele ser que está sempre presente, que não liga para seus defeitos, erros e/ou falhas, aliás, ele(a) ajuda a superá-los, com palavras de incentivo! Além disso, é aquele que possui a liberdade de chorar em seu ombro, quando algo não vai bem, que se pode conversar sobre qualquer assunto, sem ter a barreira da vergonha, do constrangimento ou de qualquer preconceito, pois por ser amigo, está pronto para aceitar qualquer coisa! Todavia, apesar dessa liberdade gostosa, há um grande respeito.

O verdadeiro amigo é aquele que percebe quando algo está errado, preocupa-se e tenta compreender o motivo disso e, caso não possa/consiga fazê-lo, permanece ao lado e, mesmo que não entenda o que está acontecendo, dá um abraço, ou demonstra que o outro não está só.

A amizade verdadeira é aquela em que ambos conhecem o sonho um do outro e, reciprocamente, apoiam e torcem pela concretização deste. E tem aquela coisa de ficar feliz ao ver o sucesso do amigo, a ponto de chorar de alegria!

Acredito que a noção de amizade é algo que é preciso ser ensinada desde a infância. Mas, aonde estão os programas de TV infantis? Estes, que deveriam entreter enquanto ensinam algo de bom, praticamente sumiram da TV aberta! E as escolas? Ensinam sobre o valor da amizade? E os pais? Estão preocupados em mostrar valores admiráveis como este?

Muitos criticam os animes e mangás japoneses, mas, com todo o respeito, acho muito melhor do que assistir os desenhos animados americanos, tais como Pica-Pau, Pernalonga, Tom & Jerry, etc. Não estou dizendo que é ruim, eu assisti muito esses desenhos e até hoje adoro!

Mas no sentido de ensinar algo às crianças, creio que os animes/mangás ensinem mais! Vou dar alguns exemplos: Saint Seiya (Os Cavaleiros dos Zodíaco, aqui no Brasil), muitos criticam dizendo que é um “desenho” que só mostra luta e violência. Porém, discordo! As lutas possuem motivos, geralmente proteger um amigo, ou alguém importante. Em uma situação imaginária, se um amigo estivesse para ser atingido por alguma coisa, quem entraria na frente dele para protegê-lo?

Amizade: Shun e Hyoga
Cena polêmica – Shun salvando a vida de Hyoga

Em uma cena polêmica deste mesmo anime, um dos personagens (Hyoga, para quem conhece), havia sido congelado e estava prestes à falecer, até que um amigo (Shun) resolve aquecer o corpo dele com o seu próprio, a temperatura era tão baixa (zero absoluto, para ser mais exato) que Shun quase morreu, porém Hyoga foi salvo. Eu disse que essa cena era polêmica, pois já vi muitos tirando sarro de Shun, chamando-o de homossexual. Porém não concordo com esses, pois para mim, é uma imensa demonstração de amizade!

Colocando-se no lugar de Shun, vendo um amigo morrer congelado, o que fariam? Deixariam morrer por achar que aquecê-lo é boiolice? Ou o sentimento de amizade seria mais forte e o salvaria?

Outro exemplo, em um anime mais recente, é ONE PIECE (ワンピース). Há diversas cenas de demonstração de amizade e companheirismo. Quando falo sobre demonstrar, não falo de palavras, mas sim atitudes. Muitas vezes os personagens quase se matam, com desespero, para salvar a vida ou a honra/sonho de um companheiro. Percebe-se que um amigo compreende o sentimento do outro, o sentem como se fosse o seu próprio.

Amizade: ONE PIECE
Imagem retirada destes site. Arte de Azley. – ONE PIECE – Esta é uma demonstração silenciosa de amizade. Quando a princesa Vivi perguntou se eles a consideravam como uma companheira, eles não podiam dizer nada, pois eles são piratas e, responder positivamente ficaria mal para a princesa, em relação ao público que ouvia. Então eles apenas levantaram o braço, mostrando o sinal que eles haviam feito, no início da saga, como prova de que eles são os companheiros verdadeiros.

Um caso que me foi marcante foi o da personagem Nico Robin (ニコ・ロビン), que sempre foi perseguida desde criança, por saber coisas que não devia. Para sobreviver, ela sempre se aliava com bandos de piratas poderosos, ou assassinos e, quando não lhe convinha mais, ela os traia e fugia.

Nico Robin, após saber que Luffy não a abandonaria
Imagem retirada deste site. – Nico Robin, após saber que Luffy não a abandonaria.

No entanto, ela acabou cruzando no caminho do bando dos Chapéu de Palha (cujo capitão é o protagonista Monkey D. Luffy (モンキー・D・ルフィ)). E, aos poucos, ela começou a sentir que ali poderia ser seu lugar definitivo, já que apreciava seus novos companheiros. Contudo, em certa ocasião, a verdade veio à tona quando ela foi capturada pela Marinha, o bando dos Chapéu de Palha descobriu o passado de Robin, e o quão traiçoeira ela era.

Mesmo assim, Luffy e seus amigos decidiram acreditar nela e tiveram uma das lutas mais difíceis, até então, para salvá-la. Não seria isso a amizade? Quantas vezes na vida já sentiu a tristeza ou o pesar do amigo, ao invés de apenas o seu próprio?

Há inúmeros exemplos, mas o que quero dizer é que os animes costumam ensinar algo, e ter uma moral muito forte por de trás das histórias, muitas vezes relacionados à amizade verdadeira, respeito aos próximos (até mesmo em relação aos inimigos) e amor.

Amizade
Amizade

Um verdadeiro amigo é aquele que nos ajuda a exteriorizar as nossas qualidades, capacidades e virtudes! É aquele que fica feliz quando vê a gente bem, progredindo, próspero… É aquele que chora quando estamos mal, em crise, passando por dificuldades… e que procura desesperadamente ajudar, ou pelo menos consolar! É saber ouvir e entender os problemas e tristezas do outro, assim como, falar os seus!

Enfim… amizade verdadeira é aquela onde se compartilha todos os sentimentos e muitos momentos!

Bom, por hoje é só!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s