Terapia do Elogio

Post escrito originalmente em 11 de maio de 2012.


Olá para todos! 🙂 Como vão?

Neste post transcreverei um e-mail que recebi Yuki~chan (de novo xD), já faz um tempo!

Terapia do Elogio

Renomados terapeutas que trabalham com famílias, divulgaram uma recente pesquisa onde nota-se que os membros das famílias brasileiras estão cada vez mais frios: não existe mais carinho, não valorizam mais as qualidades, só se ouvem críticas.

As pessoas estão cada vez mais intolerantes e se desgastam valorizando os defeitos dos outros.

Por isso, os relacionamentos de hoje não duram.

Terapia do Elogio

A ausência de elogio está cada vez mais presente nas famílias de média e alta renda. Não vemos mais homens elogiando suas mulheres ou vice-versa, não vemos chefes elogiando o trabalho de seus subordinados, não vemos mais pais e filhos se elogiando; amigos, etc.

Terapia do Elogio

Só vemos pessoas fúteis valorizando artistas, cantores, pessoas que usam a imagem para ganhar dinheiro e que, por consequência são pessoas que tem a obrigação de cuidar do corpo, do rosto.

Terapia do Elogio

Essa ausência de elogio tem afetado muito as famílias.
A falta de diálogo em seus lares, o excesso de orgulho impede que as pessoas digam o que sentem e levam essa carência para dentro dos consultórios.
Acabam com seus casamentos, acabam procurando em outras pessoas o que não conseguem dentro de Casa.

Terapia do Elogio

Vamos começar a valorizar nossas famílias, amigos, alunos, subordinados. Vamos elogiar o bom profissional, a boa atitude, a ética, a beleza de nossos parceiros ou nossas parceiras, o comportamento de nossos filhos.

Vamos observar o que as pessoas gostam. O bom profissional gosta de ser reconhecido, o bom filho gosta de ser reconhecido, o bom pai ou a boa mãe gostam de ser reconhecidos, o bom amigo quer se sentir querido, a boa dona de Casa valorizada, a mulher que se cuida, o homem que se cuida, enfim vivemos numa sociedade em que um precisa do outro; é impossível um homem viver sozinho, e os elogios são a motivação na vida de qualquer pessoa.

Terapia do Elogio

Quantas pessoas você poderá fazer feliz hoje elogiando de alguma forma?

Terapia do Elogio

Pensem nisso!

* Obs.: Todas as imagens vieram no e-mail, portanto, desconheço a fonte e/ou autor.

E então? O que acharam?

É engraçado se começarmos a reparar! Cada pessoa possui tantas qualidades, mas ao comentar sobre alguém, a maioria repara nos defeitos das outras pessoas!

“Antes de reparar nos defeitos alheios, elimine os seus próprios. Quando o fizer, continuará não reparando, pois já terá eliminado este defeito!” (Elson Diogo Masuzawa)

As qualidades são raramente reparadas ou comentadas… E, quando isso ocorre, muitas vezes é com olhos invejosos.

Por exemplo, quando alunos recebem suas notas das provas, o colega que tirou nota máxima é malvisto! Dificilmente vejo alguém falando: “Que legal! Você tirou boa nota! Fico feliz por você!”. Aliás, quem faz isso, merece elogios!

Todavia, já vi muita gente dizendo: “Droga! Ele foi melhor do que eu!”. Porque não elogiar o colega bem sucedido? Porque as pessoas precisam se comparar? Sendo que cada um é cada um, todos com suas qualidades maravilhosas diferentes! (Tem uma música japonesa que fala sobre isso, bem famosa por lá! Sekai ni Hitotsu Dake no Hana (世界に一つだけの花)).

Aos homens, quando foi a última vez que disse para sua mãe, namorada, esposa, filha… o quanto ela é linda! O quanto gosta dela? Como a comida que ela faz é gostosa? (no caso de ela cozinhar, mas pode ser qualquer outra coisa que ela faça por você!).

E o mesmo para as mulheres! Quando foi a última vez que disse ao seu pai, namorado, marido, filho… o quão maravilhosos eles são em suas vidas? O quão importante eles são para vocês? Elogiando as coisas que eles fazem por vocês!

Se elogiássemos sinceramente todos os dias todas as pessoas que nos são importantes, com certeza todos seriam mais motivados e todos viveriam de forma mais feliz e harmoniosa!

As pessoas de hoje não demonstram muito seus sentimentos para quem elas se importam. Nunca pensam que elas podem sair das vidas sem que tenham a oportunidade de elogiá-las, dizer as qualidades que admiram, falar o que pensam, e expressar o quanto são importantes!

É preciso valorizar pequenos gestos, como uma carta, um bilhetinho, uma mensagem, um abraço, ou até um sorriso! Através destes é que podemos expressar nosso carinho por quem amamos. Eles são um extra para complementar as palavras de elogio, apreciação e afeto!

A ausência de elogios entre familiares e casais, termina em rotina, desarmonia e, em casos extremos, a total perda dos laços. Vejo pessoas que tinham laços fortes e promissores terminando em mera convivência.

Invertendo um pouco o assunto, quero falar do mais comum nos dias de hoje! Porque as pessoas gostam tanto de reparar e falar mal uma das outras? Reparam no cabelo estranho, nas roupas diferentes, no modo de agir…

Tantas pessoas maravilhosas são mal faladas pelas costas porque não usam roupa da moda, ou porque têm um cabelo diferente do “padrão”, ou porque agiram de forma que ninguém compreende (e as julgam sem saber motivos…).

Porque, ao invés de falarem mal, não falam bem de pessoas que admiram? Ou das qualidades dessas pessoas? É difícil compreender!

Não importa o quanto uma pessoa seja bondosa e tenha feito inúmeras boas ações! Poucos reparam e elogiam! No entanto, se ela errar uma vez, poderá ser criticada, mal falada e, na pior das hipóteses, abandonada… Tudo o que foi feito de bom antes, será esquecido… Porque acontece isso?

Não permitam que relacionamentos se acabem por conta disso! Não deixem pessoas importantes sumirem de suas vidas! Digam a elas o quanto são queridas! Elogiem sinceramente suas qualidades! Se todos assim fizerem, tenho certeza que muitos atritos serão evitados! A harmonia prevaleceria! A compreensão dos sentimentos e motivos do outro virão mais facilmente!

Lembrem-se, o maior veneno para as relações sociais, seja ela qual for são as críticas. Mesmo a mais bem intencionada crítica causa estragos no psicológico do próximo.

Por isso, aconselho a todos: usem a terapia do elogio transcrita acima!

Só um último toque: Elogiar é maravilhoso! Porém, só o é quando feito sinceramente! Elogiar alguém falsamente, visando um segundo objetivo, ou só para ser cortês, é um ato hipócrita, o que não é nada bom para si mesmo e nem para a pessoa “elogiada”! 😉

Bom, por hora é só!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s