SEICHO-NO-IE: Enxerguemos a Verdadeira Beleza

Olá a todos! 🙂 Como vão?

Hoje quero postar uma citação da SEICHO-NO-IE, do livro “Guia para uma Vida Feliz“, de autoria do Prof. Masaharu Taniguchi.

Enxerguemos a Verdadeira Beleza.
Foto retirada deste site.

Procuremos sempre descobrir as qualidades dos outros (常に人の美点を見つけましょう)

Quando ficamos enumerando na mente os defeitos alheios, estes acabam formando uma espécie de biombo em torno de nós, e acabamos impossibilitados de enxergar a verdadeira beleza e a luz de Deus que foram escondidas pelo biombo.

Vamos desenhar na mente apenas coisas alegres e positivas.

Procuremos constantemente descobrir apenas as qualidades dos outros e elogiá-las.

(TANIGUCHI, Masaharu. Guia para uma Vida Feliz, p.168-p.169)

Como são belas as pessoas que só conseguem enxergar as qualidades em tudo o que veem! Além de se tornarem existências super agradáveis, já que suas presenças nos fazem sentir bem, em conversas otimistas e que nos preenchem com positividade e esperança.

Atualmente, infelizmente, vivemos numa época em que a aparência é muito importante, somos prejulgados através dela. Portanto, a busca pela beleza exterior tornou-se algo cada vez mais acentuada, enriquecendo, inclusive, a chamada indústria da beleza.

Mas qual é o sentido de se ter um rosto perfeitamente lindo, um corpo sarado e sexy, se não cuida da beleza mais importante? De que adianta ser alguém estonteante de tão belo(a), se ficar somente reparando e criticando os defeitos e falhas dos outros? Isso apenas o(a) enfeia, pois tornamo-nos o que penamos/falamos.

Além disso, quanto mais se pensa/fala mal dos outros, mais difícil fica de enxergar as qualidades alheias (o biombo da citação), assim como o lado bom das coisas. Aos poucos, torna-se uma pessoa negativa e pessimista, passando a enxergar o mundo monótono e sem vida.

Por outro lado, quem repara somente nas virtudes do próximo e benefícios que os fatos proporcionam, tona-se otimista, vê cor em qualquer cenário deste mundo. Além do mais, a torna muito mais bela e atraente! Afinal, mais uma vez digo: somos o que pensamos/falamos. Somado a isso, passa-se também a atrair pessoas e fatos que condizem com o que nos faz bem!

Não é mais vantajoso para todos, se procurarmos a reparar somente nas qualidades das pessoas e fatos? Enxergando a beleza verdadeira do próximo, nós mesmos manifestamos nossa verdadeira beleza!

Sem contar que, ao elogiarmos alguém, ela se sente feliz, motivada a se aperfeiçoar mais. Ou seja, além de nos embelezarmos, estamos fazendo um bem ao próximo!

Elogiemos o próximo!
Foto retirada deste site.

Uma observação: com isso, não digo para abandonar a beleza exterior. Ela tem a sua importância, e deve ser cuidada sim! O que não se pode é dar exclusiva atenção a ela.

Bom, por hoje é só!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s