SEICHO-NO-IE: Enxergue somente as qualidades

Olá a todos!! 🙂 Tudo bem?

O assunto da postagem de hoje vem de uma oração da SEICHO-NO-IE:

Enxergue somente as qualidades
Enxergue somente as qualidades – Imagem retirada deste site.

Oração para ter bons amigos

“Eu já tenho bons amigos. Nunca vejo seus defeitos, vejo somente suas qualidades e as elogio.

Elogio os meus amigos não só quando estão presentes, mas também quando se encontram ausentes. Por isso consigo ter muitos bons amigos.”

(TANIGUCHI, Masaharu. Livro Juvenil de Orações -Visando ao progredir diário-. 12ª impressão. p.128)

Bom, a oração acima é um conjunto de palavras que orientam a postura mental correta para se atrair bons amigos. Todavia, o assunto que quero enfatizar é a parte que ele fala sobre reparar apenas nas qualidades, nunca vendo os defeitos do amigo. Obviamente que isso deve ser válido, não somente para os amigos, mas para tudo que está ao nosso redor.

Os elogios possuem um poder mágico especial, que nos faz sentir bem, além de beneficiar o(a) elogiado(a). Por serem palavras boas, pela lei da atração, somente bons fatos, coisas e pessoas se aproximam de nós, fazendo-nos sentir melhor ainda.

Além disso, para os que se preocupam excessivamente com o que os outros pensam de si, uma pessoa que elogia com sinceridade a todos, é infalivelmente admirada por todos que o estão vendo. Do contrário, aquele que só repara nos defeitos e vive criticando e reclamando dos outros, não é bem visto (nunca pensaram assim? Se fulano fica falando mal de meio mundo para mim, então, deduz-se que este pode estar falando mal de mim para meio mundo. Isso afasta as pessoas, consciente ou inconscientemente), além do mais, cria-se um ambiente bem desagradável, meio irritadiço, meio amargo.

Enquanto, quando se está com alguém que só fala bem das pessoas e coisas, além de ter somente assuntos alegres e/ou divertidas, cria um clima ameno, acolhedor e terno ao seu redor, que atrai automaticamente muita gente querida. Creio que não há dúvidas quanto a isso, não?

Acredito que todos saibam disso, mas porque será que muitos insistem em querer reparar, comentar e criticar o próximo? Sejam amigos, inimigos, desconhecidos, transeuntes, artistas, ou quem for….

“Se não souber dizer uma coisa agradável, então não diga nada.” (Tambor. Bambi. Walt Disney)

Portanto, a oração do começo do post está condizente com seu objetivo. Aquele que quer fazer boas amizades, deve sempre falar sinceramente sobre as qualidades destes, e nunca reparar nos defeitos. Outro ponto importante, é que isso deve ser feito não somente na presença deles, mas também em sua ausência.

Bom, por hoje é só!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s