Saint Seiya THE LOST CANVAS x Saint Seiya NEXT DIMENSION

* OBS.: A teoria contida no final do post era, originalmente, parte de outra postagem, ainda não repostada neste blog.


Olá pessoal! 🙂 Estão todos bem?

Apesar de ainda não ter repostado o artigo sobre o mangá/anime Saint Seiya (聖闘士星矢), conhecido por aqui como “Os Cavaleiros do Zodíaco” (está em andamento, na verdade, estou reescrevendo-o), vou falar sobre algo relacionado a este.

Todo fã da franquia já deve ter deparado em comentários, fóruns e afins com o conflito (sem sentido, ao meu ver) entre os adoradores de Saint Seiya THE LOST CANVAS (abreviação: TLC) e os de Saint Seiya NEXT DIMENSION (abreviação: ND).

Saint Seiya THE LOST CANVAS x NEXT DIMENSION
Saint Seiya THE LOST CANVAS x NEXT DIMENSION – Montagem feita por mim, com fanarts de Apollonaris, Alejandro, Elson D. Masuzawa, Gemini Saga, IkkiSpartan, Liruohai, Maniaxoi, Marco Albiero, Pharaon, Raito, Shady, The Sanctuary Designer & Antares, Tomas Jefferson e Trident.

Para quem conhece a série mas não acompanha muito, vou explicar rapidamente o motivo deste conflito. Ambas narram a história da Guerra Santa entre a deusa Atena e Hades vivida na juventude de Dohko de Libra e Shion de Áries (personagens importantes da história original). O problema é que, os personagens e acontecimentos são bem diferentes em ambos (com alguns elementos em comum, por exemplo, o Pégaso chama-se Tenma, o humano escolhido para ser possuído por Hades, chama-se Alone, etc.).

Aí começa a briga, qual das histórias é a “certa”? O argumento mais utilizado pelos amantes de ND, é que este está sendo escrito pelo autor original (Kurumada Masami/車田正美), sendo canônico, enquanto o TLC é de Teshirogi Shiori (手代木史織), com a supervisão do Kurumada, sendo portanto, chamado de Spin-Off.

Talvez, a grande maioria dos fãs aceitem esta explicação e ponto. Todavia, ela é totalmente inválida, pois se procurarmos o conceito de “canônico” e de “spin-off”, veremos que tanto TLC, quanto ND são os dois. Para facilitar, vamos definir ambos.


Cânone:

Muita gente acha que uma obra canônica é aquela cuja história está na mesma linha de acontecimentos da publicação original. Mas não é bem assim.

“Canônico é um adjetivo que caracteriza aquilo que está de acordo com os cânones, com as normas estabelecidas ou convencionadas.” (Do site “Significados“)

Utilizarei Saint Seiya para exemplificar. As “normas” desta obra são ditadas pelo que chamam de mangá/anime clássico, escrita e publicada por Kurumada. Todos os trabalhos posteriores que seguem a mesma “norma”, com o aval do seu criador, são obras canônicas. Por tanto, “THE LOST CANVAS”, “Saintia Sho”, “EPISODE G”, etc. são todos canônicos (seguem as “regras” criadas pela obra original: como “cosmo”, “cavaleiros protetores de Atena”, “armaduras representando constelações”, etc.), embora sejam spin-offs.

Então, o que é spin-off?

Spin-off:

É toda e qualquer produção que deriva de uma obra original, independentemente de quem é o autor. O próprio “NEXT DIMENSION” de Kurumada pode ser considerado um deles.

Então, para aqueles que utilizam argumentos como “ah! THE LOST CANVAS não conta, pois é Spin-off!”, e “NEXT DIMENSION é que é a história verdadeira, pois é canônica!”, estão se equivocando no significado dos termos, invalidando seu próprio argumento.

No Universo Saint Seiya, até o momento, não existe nenhum Spin-off que não seja canônico. Este site explica e exemplifica bem melhor do que eu esta questão, recomendo a leitura.


Então, qual dos dois é o verdadeiro passado da série clássica original? ND ou TLC? Oficialmente, não temos uma resposta definitiva. Inclusive, perguntei ao site “CavZodiaco.com.br“, um dos mais conceituados do Brasil, se existe alguma nota oficial que desconsidera TLC como parte da linha cronológica original. Já passou mais de um ano, e ainda não obtive resposta, o que me leva a crer que eles também não a tem (embora eu ache que responder “não temos essa informação” seja mais bonito do que apenas ignorar… todavia, não vamos julgá-los, pois podem ter ocorrido “n” coisas que talvez os tenham impedido de responder – e nem existe esse objetivo.).

Por outro lado, podemos utilizar a lógica! (ATENÇÃO! Todas as deduções a partir daqui são pensamentos meus! Nada oficial!! E, contém SPOILERS!!!). TLC tem mais probabilidade, ao meu ver, de ser o passado original. A começar pelo título das obras. NEXT DIMENSION significa “Próxima Dimensão”, o que indica que a história desta se passa numa nova dimensão (que, talvez, tenha sido criada pela intervenção temporal de Saori e seus Cavaleiros, em prol de tentar salvar Seiya).

A principal mudança, ao meu entender, é Atena não ter nascido ainda (por, provavelmente, obra de Chronos), eliminando (ou atrasando) a existência de Sasha. Quem assume o papel de Atena é a própria Saori, transformada em bebê. (Mais tarde é revelado pela própria que a Atena desta era virá, mesmo que atrasada).

Eliminando (ou atrasando) Sasha, mudamos Tenma e Alone e, por alguma razão, essa interferência mudou todos os cavaleiros de ouro. Se repararmos, até os espectros mudaram de nome.

Outra “evidência” de que ND pode ser uma realidade alternativa é que, em TLC, um dos principais inimigos, além de Hades, é o Youma de Mefistófeles (天魁星メフィストフェレスの杳馬), cuja identidade real é outro deus do tempo, chamado Kairos (カイロス), irmão de Chronos, que foi banido pelos deuses e apagado da história e da memória de todos. Um dos objetivo de Kairos era destruir Shion de Áries, pois ele seria responsável por um futuro que o deus do tempo gostaria de evitar: Seiya inválido na cadeira de rodas. Outra característica deste deus esquecido é o ódio e a inveja que ele carrega contra seu irmão, Chronos – e todos os deuses do Olimpo.

Agora, voltemos ao começo de ND, no tempo presente, o que temos? Seiya inválido e Chronos. O futuro que Mefistófeles queria evitar. Atena pedir ajuda a Chronos, o fez interferir na linha temporal, enviando Atena e seus Cavaleiros de Bronze ao “passado” (alterado). Mexer nos telômeros de Saori, transformando-a em bebê, talvez não seja apenas uma travessura de Chronos. Além disso, acho muito estranho as lutas que estão ocorrendo no Santuário serem muito semelhantes às batalhas que vimos na era clássica (vejo muitos fãs reclamando de estarem decepcionados com a falta de criatividade de Kurumada, mas tenho a impressão de que essa “repetição” pode ser proposital).

Além disso, recentemente, Shun notou que o sol não está se movendo, ou seja, é como se o tempo estivesse parado. Há quem imagine que seja obra do Cavaleiro de Ouro de Ofiúco, mas, em minha opinião, é mais coerente que seja Chronos, ou quem sabe, Kairos. Talvez, estes sejam um dos vilões do mangá.

E, por fim, no Gaiden do Shion de TLC, revela-se outro objetivo de Kairos, que é bagunçar e acabar com os deuses, usando Tenma (o matador de deuses), como vingança a Chronos e outros do Olimpo. E ele menciona novamente que deseja evitar o nascimento do Pégaso (Seiya), visando que seu filho Tenma seja o único a portar a armadura Divina de Pégaso.

No entanto, a fala mais importante deste deus, ao meu ver, é essa: “São elos de mundos paralelos que são invisíveis a vocês, humanos.”. Essa fala, pode tanto reforçar minha especulação, quanto anulá-la.

Esta confirma que Kairos sabe sobre outras dimensões (ND, talvez). Todavia, no final do Gaiden, confirmamos que o futuro de Shion de TLC é o mesmo do clássico, já que mostra ele com a Sápuris de Áries, no Mundo de Hades, falando com seus antigos companheiros (não só os dourados, mas todos, incluindo Yato, Yuzuriha e outros), partindo ao lado de Saga, Shura, Camus, Deathmask e Aphrodite para o Santuário – Início da Saga de Hades.

Já foi visto que, quando há interferência temporal, ocorre mudanças drásticas na história (vide ND). Como TLC mostrou um futuro de Shion que remete ao clássico (sem contar Mu, e os cinco de Bronze do clássico, no final da história principal de TLC), tudo indica que são o mesmo Universo (que talvez, seja a dimensão já alterada por Kairos, mas que não se sucedeu como ele planejou). Sendo assim, a dimensão paralela ao passado do clássico é o ND.

Por outro lado, a mesma fala de Kairos pode ser interpretada como que o futuro que ele quer evitar (Seiya na cadeira de rodas) é o mesmo de um mundo paralelo (mangá clássico), mas ele falhou. Nesse caso, é  THE LOST CANVAS que seria a dimensão paralela. Todavia, ficaria estranho o título “Próxima Dimensão”, para o ND.

Pessoalmente, eu preferiria que ND fosse o passado alterado pela interferência de Atena, Shun e os demais, e TLC o passado de fato. Mas, quero deixar claro que isso é apenas especulação minha, posso estar viajando na maionese, porém, estes pontos existem, e podem ser ligados, caso seja a vontade do “Deus” dessa obra, que é o Kurumada.

Para quem ainda tem dificuldades de compreender esse lance de dimensões paralelas quando se altera o passado, podemos usar outro anime famoso por aqui, Dragon Ball Z (ドラゴンボールZ) de Toriyama Akira (鳥山明), como exemplo. Lá ocorre algo similar com o Trunks! Ele viveu um futuro catastrófico, onde Goku morre por uma doença cardíaca e os demais companheiros foram assassinados pelos Androides 17 e 18. Trunks voltou ao passado e alterou tudo, criando uma linha temporal alternativa, onde tudo acaba bem. (Porém, ao voltar ao seu tempo, Goku e os demais não voltaram a vida, seu futuro continua do mesmo jeito, por ser uma dimensão paralela). Além disso, os acontecimentos da dimensão alterada por Trunks não foram idênticos ao passado visto pelo mesmo. A doença do Goku atrasou, outros androides, que não existiram na linha de Trunks, surgiram/despertaram (Nº16, Nº19 e Nº20), provando que quando se altera algum detalhe do passado, os acontecimentos seguintes tornam-se distintos da linha original.

Todavia, como visto no recém-lançado capítulo 79 de ND, as ações ocorridas no passado estão alterando o presente. Por exemplo, o testamento de Aiolos na Casa de Sagitário está desaparecendo. Sem contar a atitude estranha de Shaina. Com isso, deduzimos que o universo de Saint Seiya não funciona como o de Dragon Ball Z. Mesmo criando uma dimensão paralela, os atos desta parecem estar interferindo na linha inicial.

Para encerrar, gostaria de frisar mais uma vez, essa disputa entre fãs para saber qual das duas obras (TLC ou ND) é a melhor, ou qual que realmente “conta”, é perda de tempo, pois quem vai definir isso é o autor. Esclarecido os conceitos reais de Spin-off e Cânone, e visto que nunca ouve uma menção ou nota oficial de qual das duas é o passado da linha temporal clássica, não há como afirmar com certeza qual das duas é o “passado oficial” de Dohko e Shion.

Bom, por hoje é só!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s