Algumas coisas que as pessoas deveriam aprender…

Post escrito originalmente em 4 de maio de 2012.


Olá para todos! 🙂 Como vão?

Hoje vou transcrever um e-mail que recebi da Yuki~chan faz um tempo já!

Espero que gostem, no final, farei minhas considerações e reflexões sobre o assunto!

Algumas coisas que as pessoas deveriam aprender...
Imagem retirada deste blog.

Algumas coisas que as pessoas deveriam aprender…

“Dedique-se no trabalho. Mas lembre-se de zelar pela sua saúde, pois você pode ser o melhor no que faz, mas em uma empresa você é somente mais um número. Acredite, se ficar doente e apresentar prejuízo, a empresa não pensará duas vezes em substituí-lo.

Esforce-se nos estudos. Mas lembre-se de descansar. O divertimento é fundamental até nos estudos, pois descansa e renova a mente.

Dê sempre o melhor de si mesmo em tudo. Mas lembre-se, dar o melhor de si, não é levá-lo até o limite de sua própria existência, proporcionando um estresse no corpo e na alma. Dar o melhor de si é vencer desafios sem matar-se.

Faça um exame semanal de autoconsciência: busque ver o que poderia ter feito melhor ou o que errou, aonde poderia ter dado pausas… como está o seu relacionamento com as pessoas que ama…você as fez feliz esta semana? Ou mal teve tempo de perguntar-lhes como foi seu dia? Reparou que sua mãe cortou o cabelo? Que seu pai precisa de ajuda para arrumar o chuveiro? E a pessoa amada? O que fez por ela esta semana? Lembre-se, conquistar alguém não é algo que se deve ser feito somente no começo… mas sim, todos os dias. Quem ama cuida. Se você não cuidar, acredite, outra pessoa o fará em seu lugar. Quem não gosta de um mimo? De receber uma ligação e ouvir que a pessoa só ligou porque queria escutar sua voz, desejar-lhe um bom dia e dizer que te ama?

Busque ser humilde. Reconheça quando errar e desculpe-se. Você não será insignificante por fazer isto. Pelo contrário, irá se tornar ainda maior.

Tenha somente o nível necessário de exigência. Aquele que se cobra muito é um carrasco com os outros.

Use seus olhos para ver outra coisa que não seja a tela do computador. Pare. Respire. Olhe para cima. Esqueceu de como o céu é lindo? Ou esqueceu que ele existe?

Lembre-se…valorize as coisas certas. Você pode ter todo o dinheiro do mundo e não ser feliz. Você pode ser o melhor no trabalho e nos estudos e não ser feliz. Você pode ser o dono da empresa mais poderosa do mundo e não ser feliz. E ainda mais… você pode perder tudo isto e conseguir novamente.

E você? Você pode perder sua saúde? Sua vida e recuperá-la novamente? Quanta noites de sono você já perdeu por causa de preocupações com o emprego? Quantos finais de semana passou viajando a trabalho ou estudando? Quantas vezes perdeu uma deliciosa refeição por estresse? Quantas vezes deixou de aproveitar um banho quentinho por pressa?

Pare! Respire! Aproveite a paisagem a sua volta!

Aproveite a si mesmo! Durma como se fizesse noites que não dorme. Tome aquele banho! Aproveite e livre-se das preocupações e do estresse! Coma aquela comida que mais gosta sem pressa, apreciando cada tempero em sua boca!

E quanto as pessoas que ama? Você pode perdê-las e recuperá-las novamente? Ainda ninguém conseguiu inventar algo que nos faça viver para sempre.

Vivemos acreditando que as pessoas que amamos sempre estarão presentes. Que sempre podem esperar. Mas não é verdade. Elas também têm suas vidas. Seus sonhos. E como todo ser humano, morrem, um dia.

As pessoas que amamos são tomadas muito rapidamente de nossas vidas. E ás vezes, quando nos damos conta, elas já se foram e nem pudemos dizer-lhes o quanto as amamos. Neste momento, paramos e pensamos em tudo que podíamos ter feito ou falado, mas já é tarde.

Por isto, nunca deixe para fazer depois, o que você pode fazer hoje por aqueles que você ama.

Encaminho este e-mail à você com a esperança de ele transforme sua vida! Assim como transformou a minha!

Autor Desconhecido

Não se esqueça: Quando alguém quer algo, dá um jeito. Quando não quer, dá uma desculpa.”.”

O texto foi escrito maravilhosamente bem, e possui toda a razão, ao meu ver.

Lembro-me na época do meu TCC na faculdade, quando praticamente “deixamos de viver”. Está certo que o tempo era curto, mas às vezes penso que se nós relaxássemos um pouco durante o percurso, talvez nosso rendimento tivesse sido maior.

Por estresse, ou por preocupação com diversas coisas do dia a dia, acabamos nos esquecendo de coisas simples da vida, mas que nos são essenciais!

Estudar e trabalhar são coisas importantíssimas, sem dúvida! Mas, não devemos nos esquecer que somos seres humanos, e não máquinas! Temos sentimentos e não devemos nos esquecer deles! Precisamos das pessoas que amamos, assim como elas precisam da gente! Como o e-mail diz, se não cuidar, outra pessoa o fará (não estou falando de traição, ok? Já que isso tem mais a ver com o caráter de cada um.)! Precisamos relaxar, distrair e divertir! Sem isso, nossa concentração cai e, consequentemente nosso rendimento nos estudos/trabalho também!

Vou até um pouco além! Alguma vez na vida, já agradeceram à água por mitigar a sua sede? Ou por lavar seu corpo? E o alimento que come? Já agradeceu a ele pelos nutrientes que te mantém vivo e saudável? Essas coisas simples do cotidiano, tão “banal” pra muitos, mas que outros tantos apenas sonham em ter! Não deveríamos valorizar mais tudo isso, ao invés de reclamar do que nos falta?

Obviamente, não só às coisas, mas também às pessoas, como diz no e-mail, devemos dizer à elas o quanto nos são importantes, transmitir os nossos sentimentos! Já falaram”te amo” para seus pais hoje? Para sua namorada(o), marido ou esposa? Já falaram para seu amigo(a) que ele(a) é querido(a) pra você! Já agradeceu a companhia dele(a)?

Sei que poucas pessoas fazem isso! Mas acho que deveria ser o “normal“! Ser grato pelas coisas que temos e demonstrar isso!

Se deixarmos para fazer isso amanhã (futuro), talvez não tenhamos mais esta oportunidade! Talvez a vida termine, ou talvez, por algum motivo, essa pessoa se afaste! Ou talvez ela mude seu jeito, afinal, estamos mudando constantemente! Eu mesmo, conheci pessoas que hoje já não conheço mais!

Se errou, peça perdão o quanto antes! Se alguém errou, perdoe! Não tenha um coração tão estreito! Se estão pedindo perdão, é porque essa pessoa se importa!

“Existem ocasiões em que podemos nos despedir daqueles que nos importam sem ter a chance de pedir desculpas pelos erros que cometemos.”
(Takaya Natsuki – Fruits Basket – Vol. 21)

Acredito que é assim que poderemos viver sem arrependimentos!

Minha vida mesmo, talvez não seja tão longa, quem sabe? Por isso já deixei “plantado” a sementinha de meu maior desejo (aqui)! Tipo um legado que deixo neste mundo, embora para muitos, possa parecer algo banal e desinteressante.

E é por isso que jamais esqueço de agradecer às pessoas que me importo! Sempre lembro, homenageio e agradeço (não à todos… mas ao máximo possível). Muitos estranham, sei disso! Mas sou assim! Carregarei todas as lembranças dessas pessoas comigo! Cada sorriso, cada momento, cada aprendizado! São partes de mim! E mesmo que ninguém se importe, mesmo que todos se esqueçam, tenho a fé de que um dia, alguém vai herdar esses meus pensamentos e sentimentos, e será um caçador de sonhos melhor do que eu!

Bom, prolonguei de mais o assunto! (Será que alguém vai ler tudo isso? Tenho minhas dúvidas! Huaehauea…). Mas, se alguém ler, muito obrigado!

E nunca se esqueçam! O maior de todos os tesouros são os seus sonhos!

Abraços!

Deixe um comentário